• Carregando...
Em 2023, houve um crescimento de 25% nas exportações das cooperativas do Paraná.
Em 2023, houve um crescimento de 25% nas exportações das cooperativas do Paraná.| Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Com a demanda do mercado internacional, as cooperativas paranaenses registraram um crescimento de 25% nas exportações no último ano, em comparação com 2022. As exportações das cooperativas movimentaram US$ 9,4 bilhões na economia estadual, de acordo com dados da área de monitoramento do Sistema Ocepar.

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

"Nós nunca tínhamos um volume dessa expressão”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que atrela o volume como reflexo da atuação das cooperativas. No Paraná, 48% da produção recebida pelas empresas do segmento passa por algum tipo de agroindustrialização. Com variedade de produtos, as cooperativas têm focado no mercado internacional, estratégia que refletiu nos bons números de 2023.

Amaior safra também impactou no volume expressivo das exportações. “Tivemos mais para ofertar e, consequentemente, conseguimos comercializar mais. Também houve uma demanda em nível internacional aquecida: tem demanda e as cooperativas estão preparadas para atender”, destaca Ricken.

Na análise dele, trabalhos de gestão como programas do Sistema Ocepar também contribuíram para aumentar as exportações feitas pelas cooperativas, assim como incentivos do governo estadual. “O acesso ao mercado internacional tem que ser estimulado até pela quantidade que produzimos, temos que atuar em nível internacional. O mercado tem demanda e vamos ganhar espaço”, avalia.

0COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]